Aprendi com um desenho


No post do último sábado eu expliquei que existem desenhos voltados para o público adulto e que eles não devem ser julgados do mesmo que os desenhos infantis e nem devem ser condenados pelo seu conteúdo ser impróprio para crianças justamente por não terem sido produzidos para crianças assistirem. Entretanto, realmente há desenhos infantis que possuem conteúdo inadequado pra crianças por isso é importante que os pais estejam atentos ao que os filhos veem. Por sorte, também há vários desenhos que possuem conteúdo educativo. Pensando nisso eu resolvi elaborar essa lista (em ordem alfabética) com séries animadas que, além de divertirem, também ensinam. 

1. Capitão Planeta
Eu amava esse desenho quando era criança e apesar de ele ser bem antigo (para vocês terem uma ideia, uma das personagens vem da União Soviética) acho que as questões que aborda - todas relacionadas ao meio ambiente - continuam sendo bem atuais. A história gira em torno de cinco jovens que recebem um anel cada um de Gaia, o espírito da Terra, e passam a lutar contra aqueles que causam problemas ambientais. Quando as adversidades ficam grandes demais eles juntam o anel do fogo, o da terra, o do vento, o da água e o do coração e convocam o avatar Capitão Planeta. Acho que esse desenho ainda passa na TV Cultura e também é possível encontrar os episódios no youtube.



2. Cells at work
Esse é o único desenho atual dessa lista, os episódios ainda estão sendo lançados e podem ser assistidos gratuitamente e legendados em português no crunchyroll. A história gira em torno do cotidiano das células dentro de um corpo humano, sendo que as principais personagens são um glóbulo branco, um neutrófilo para ser mais exata, e um glóbulo vermelho. Eu não sou da área de saúde, mas o desenho me pareceu bem acurado. São muitas informações por episódio, mas nada é simplesmente jogado na narrativa, tudo é explicado de uma forma facilmente compreensível e de modo que seja importante para a história andar. Quem não está acostumado com animes pode estranhar, mas nesse tipo de desenho é comum pararem a cena para dar informações, principalmente em animes que envolvem lutas.  Eu tô gostando muito e já saí recomendando pra vários biólogos e pessoas que trabalham na área da saúde e que gostam de desenhos, inclusive acho que é o tipo de animação ideal para se passar em uma aula de biologia. Ah! Acho importante avisar que talvez não seja muito recomendado para crianças pequenas (até porque ainda não tem episódios dublados em português disponíveis) porque é um desenho cheio de sangue, o que não é nada estranho para um anime sem contar que é um desenho que se passa dentro do corpo humano, é meio complicado ter glóbulos vermelhos e plaquetas como personagens e não ter sangue.
Ps. Pode ter muito sangue, mas também é muito fofo, principalmente as plaquetas.


3. Em que lugar da Terra estará Carmen Sandiego?
Outro desenho que eu também amava assistir quando era criança. Baseado em um jogo de computador (que agora possui uma versão disponível para celulares), a história de Zach, Ivy, detetives da Agência ACME, que, sob o comando do computador Chefe, tentam capturar a ex-detetive Carmen Sandiego, que viaja o mundo cometendo crimes. Uma amiga minha assistiu ao primeiro episódio no youtube (todos os episódios estão disponíveis lá) e o que ela disse depois foi: "Socorro! É muita informação em vinte minutos!" e eu não acho que aja uma definição melhor para essa animação. Ela ensina sobre arte, geografia, matemática e o que mais você puder pensar. No início desse ano foi anunciado que um live-action está sendo produzido, além disso, eu acabei de descobrir que a Netflix também está produzindo uma nova versão do desenho.


4. Esquadrão do tempo
Esse desenho narra as aventuras de uma equipe de viajantes do tempo - formada pelo órfão Otto Lino que é adotado pelos agentes Abelardo e pelo robô Larry devido aos seus conhecimentos de história -  cuja missão é proteger a história, parecido com o que acontece em Timeless e em O Ministério do tempo (sim, não havia um real motivo para que eu citasse essas séries aqui, mas fica a dica para vocês).  Ele passava no Cartoon Network quando eu era adolescente e, para ser honesta, acho que assisti a pouquíssimos episódios, mas meu irmão gostava muito e comentou uma vez que achava bem educativo, então eu decidi confiar nele e na premissa da história e colocar essa animação aqui. Felipe me informou nesse instante que esse desenho não é tão educativo quanto eu achava porque, às vezes, a equipe acaba modificando a história, mas acho que pode ser bem interessante para despertar o desejo nas crianças em estudar história e para conversar com elas sobre o assunto. O único episódio que eu acho que realmente não educa é quando eles conhecem os irmãos Wright e é dito que eles inventaram o avião e nós sabemos muito bem que quem inventou o avião foi Santos Dummont (ponto pro Brasil \o/). Dá para achar os episódios no youtube.



5. O ônibus mágico
Esse desenho passava na globo todas as manhãs e como eu e meu irmão sempre estudamos no turno matutino meus pais faziam questão de gravar em VHS para que assistíssemos a tarde. O enredo gira em torno de uma professora e seus alunos que usam um ônibus mágico para viajar e viver aventuras divertidas e educativas como uma viagem à lua, ou ao fundo do mar ou para dentro de um corpo humano. Todos os episódios estão disponíveis na Netflix, além disso, o serviço de streaming também produziu uma nova versão chamada O ônibus mágico decola novamente.




6. Ozzie & Drix
Se você teve uma sensação de déja vu quando leu a descrição de Cells at work provavelmente é porque já assistiu a esse desenho. A  história de Ozzie & Drix também se passa dentro de um corpo humano, mas, diferente do anime, nós sabemos que esse humano é um garoto chamado Héctor e vemos um pouco do seu dia a dia. Os principais personagens são os policiais Osmose Jones, um neutrófilo, e Drix, uma cápsula de remédio. Eu assistia quando era adolescente e não sei dizer o quão acurado ele realmente é, mas uma coisa é certa: transformar um leucócito em um policial foi uma ideia genial e só por isso já vale a pena assistir a esse desenho. Não sei se ainda passa na televisão, mas acredito que dá para assisti-lo pelo youtube. Ah! A série animada é baseada em um filme que mistura pessoas reais e animações chamado Osmose Jone: Uma aventura radical pelo corpo humano, eu nunca assisti, mas fica aqui a dica.
Ps. Achei esse vídeo no youtube que compara Ozzie & Drix Cells at work e fala sobre o quão apurados em questões biológicas eles são.



7. Superlivro
Esse é mais um desenho que eu assistia quando era criança e gostava muito, mas do qual lembro pouca coisa além do enredo principal. Pesquisando no google descobri que é um anime cristão da década de 80 que narra as aventuras de Christopher, Joy, o robô Gizmo e a cadela Ruffles que viajam no tempo para a época na qual as histórias bíblicas aconteceram. Em 2011, ele ganhou uma nova adaptação com os mesmos personagens principais com exceção da Ruffles. Eu procurei os episódios no youtube, mas só encontrei a versão mais atual, se alguém souber onde posso encontrar a versão antiga, por favor, me avise.





Praticamente todos os desenhos dessa lista são antigos porque, infelizmente, não tenho tido muito tempo para assistir a séries animadas e, quando assisto, ou são adultas ou são infantis, mas não se encaixam na categoria de desenhos educativos. Entretanto, Dora, a aventureira parece ser bem educativo (apesar de também parecer um pouco chato) e sempre ouvi falarem super bem de O show da Luna, que parece ser bem legal e, por isso, eu coloquei como a imagem de capa dessa postagem. Se você conhecer algum outro desenho, antigo ou atual, que também possa ser considerado educativo deixe sua indicação nos comentários. E que tal aproveitar e enviar essa postagem para aqueles seus amigos que são ou serão pais? Você pode enviar também para aqueles que são avós, tios, professores ou qualquer pessoa que tenha convívio com crianças.


***

Gostou? Então compartilhe! ;)

Comentários